No século XV, o navegador português Bartolomeu Dias tinha dado uma volta na região do Cabo da Boa Esperança, os europeus chegaram à essa região, que é a atual África do Sul.Passando-se anos, a região começou a ser habitada por holandeses. Seus descendentes da minoria branca começaram a criar leis, que garantiam o seu poder sobre a população negra. A apartheid, política de segregação racial, ganhou força e foi oficializado no ano de 1948, quando o Partido Nacional, dos brancos, começou a assumir o poder.
Os negros para lutar contra essas injustiças acionaram o Congresso Nacional Africano, que era uma organização negra clandestina, e tinha como líder Nelson Mandela. Após o massacre de Sharpeville, o Congresso Nacional Africano preferiu a luta armada contra o governo branco, o que fez com que Nelson Mandela fosse preso em 1962 e condenado à prisão perpétua. A partir daí, a apartheid tornou-se bem mais forte e violento, onde os negros eram distribuídos em grupos e ficavam nessas regiões.
Com o fim do império português na África em 1975, começaram os avanços para acabar com a apartheid. A comunidade internacional e a Organização das Nações Unidas (ONU) faziam pressão pelo fim da segregação racial. Em 1991, o então presidente Klerk condenou oficialmente a apartheid e libertou líderes políticos, entre eles Nelson Mandela.
A partir disso, o Congresso Nacional Africano foi legalizado, uma nova Constituição não - racial passou a existir, os negros adquiriram direito ao voto e em 1994 foram realizadas as primeiras eleições multirraciais na África do Sul e Nelson Mandela se tornou presidente da África do Sul
Quando estas eleições foram realizadas, a sociedade se sentiu numa nova África do Sul. O líder negro Nelson Mandela, ficou preso durante uns 27 anos, pois sua maior vontade era acabar com a apartheid, mas ele venceu a eleição. No ano de 1997, foi criada uma constituição que garantia ao povo o direito que de todas as pessoas da África do Sul ser iguais, independente do sexo, cor, etnia. Os colonizadores ainda tiveram batalhas com diversas tribos. Nessa mesma época minas de ouro e diamante foram descobertas. Enquanto os brancos ficavam cada vez mais ricos, os negros estavam trabalhando nas minas.